Conhecendo a Grama Coreana

Descrição Características
Nome Cientifico: Zoysia Tenuifolia
Nomes Populares: Grama Coreana, Grama Japonesa, Grama Veludo ou Grama Mascarenha
País de origem: Ilhas Mascarenhas/Africa
Família de origem: Poaceae
Adaptação aos climas: Mediterrâneo, Subtropical, Tropical e Temperado
Altura máxima das folhas: de 10 à 15 cm
Luminosidade: Sol Pleno
Cor da Folhagem: Verde intenso
Tipo: Ornamental
Ciclo de vida: Perene (longo)


grama coreana (Zoysia Tenuifolia) também conhecida como grama japonesa, apesar do apelido tem sua origem das Ilhas Mascarenhas na África, possui como principais características: folhas macias, finas e estreitas, coloração verde vivo, seu enraizamento se da a partir dos estolões que são abundantes. É rizomatosa, não deixando visíveis os estolões no processo de poda, já que seus caules ficam no subsolo. Forma um gramado bem compacto, rasteiro e com aspecto semelhante à de um carpete.

Tem boa resistência á incidência solar, inclusive suportando a meia-sombra. Entretanto, esse tipo de grama não tolera frio extremo (geadas) e nem em contra partida, altas temperaturas (seca). Sua capacidade de adaptação é dada a diferentes tipos de solo, podendo entrar em estado de dormência próximo e durante o inverno, ao ser exposta a baixas temperaturas. Possibilita várias utilidades, desde relvados agropecuários, residenciais até o uso desportivo. Podendo ser usada em projetos paisagísticos e decorações exóticas.

Este tipo de grama comercialmente falando é a menos procurada e também a que apresenta maior custo. Sendo entregue e plantada em forma de tapetes, placas ou palhetes. Seu plantio não é muito recomendado em locais muito sombreados, sua resistência a pisoteio também não é grande e se não podada frequentemente, apresenta enrugamento no gramado, prejudicando sua aparência. Este tipo de grama apresenta um baixo ritmo de crescimento, sendo esse o principal fator para o uso em locais de menor trafego, como jardins e campos de golf.

Passeios e caminhadas de forma esporádicas não prejudicam o seu desenvolvimento. Após longo período sem poda, sua consistência também muda, deixando o gramado “fofo” e mais denso. Podendo evitar isso com podas regulares sempre que atingir 2 cm de altura, caso opte por não deixar o gramado ralo, sua regeneração se prolongará para 1 mês. De todos os tipos de grama, é a que mais necessita de cuidados, principalmente em relação à irrigação.

É raro quando a grama coreana consegue se desenvolver por si só quando deixada na natureza, pois necessita de boa fonte de água e nutrientes, o que acaba encarecendo sua aquisição e implantação, sendo considera um gramado nobre por conta de todos esses fatores. A vantagem de necessitar de mais cuidados, é que ela garante combater com eficiência todo e qualquer tipo de erva daninha que possa surgir. Além disso, é praticamente imune de doenças o que trás muitos benefícios ao produtor e também ao consumidor.

A manutenção da grama coreana tem suas peculiaridades, caso não podada, suas folhas podem alcançar de 10 a 15 cm de altura. Seu aparo é feito somente para manter o gramado nivelado, não devendo ser podada de forma muito rala. A grama coreana também requer adubação de qualidade ao longo do ano, devendo ser feita semestralmente no máximo, o ideal é de 4 em 4 meses. Se isso não proceder, a grama coreana pode morrer em pouquíssimo tempo ou apresentar sinais de seca em solos pobres de nutrientes, produzindo folhagem morta e diminuição da densidade de cobertura do gramado.

Seu plantio também exige certos cuidados no manuseio, por não ser uma grama muito espessa. É imprescindível a preparação do solo, aplicando herbicidas e veneno caso haja propagação de pragas e insetos.

PRINCIPAIS INDICAÇÕES

  • Campos de golf, jardins ornamentais, gramados empresariais e áreas que não possuem trafego intenso.
  • Áreas semi-sombreadas e litorâneas, casas de campo, praia e jardins residências.
  • Projetos paisagismos, decorações exóticas, floricultura.
  • Muito indicada em regiões com climas amenos, principalmente no sudeste.
  • Utilizada para formação de gramadas a pleno sol.

VANTAGENS AO ADQUIRIR A GRAMA COREANA

  • Muito resiste a pragas, salinidade, ervas daninha e doenças.
  • Quando bem cuidada, produz um gramado extremamente bonito e atraente.
  • Tem alto valor estético para o paisagismo.
  • Possui baixa necessidade hídrica, sendo tolerante a falta de água.
  • Seu crescimento é muito reduzido, o que diminui sua manutenção (poda).