Conhecendo a Grama Batatais

Descrição Características
Nome Cientifico: Paspalumnottatum
Nomes Populares: Grama Batatais, Grama Matogrosso, Grama de pasto e Grama Forquilha
País de origem: Brasil
Família de origem: Poaceae
Adaptação aos climas: Tropical, Sub-tropical, Tropical de altitude, Tropical úmido
Altura máxima das folhas: 30 cm
Luminosidade: Sol Pleno
Cor da Folhagem: Verde claro
Tipo: Ornamental
Ciclo de vida: Perene (longo)

Grama Batatais (Paspalumnottatum) é uma planta herbácea, que se caracteriza por folhas longas, pilosas, que variam de 15 a 30 cm. Possui pigmentação verde clara, é rizomatosa, ou seja, emite raízes para o solo. Planta rústica, sua espessura é mais grossa, tem resistência natural a solos secos e inférteis, apresenta maior vulnerabilidade a pragas e ervas daninha principalmente no período de adaptação do solo, cresce muito no verão, é muito cultivada em pastos por ser bem resistente ao pisoteio de animais.

Necessita-se de podas frequentes e sol pleno para ter melhor desenvolvimento, o cultivo acaba sendo mais trabalhoso, porém o resultado visual acaba sendo compensador. A grama batatais permite ser cultivada em lugares onde o solo são mais pobres, com adubações semestrais e regas regulares, embora tenha certa resistência à estiagem. Não é indicada em situações que há sombra ou meia-sombra, devendo se manter a pleno sol.

Quando submetida a locais sombreados, começa a perder as folhas, começa a deixar o solo descoberto até que a grama desapareça totalmente. Essa grama também produz grande quantidade de massa verde, principal fator contribuinte para o desenvolvimento em solos pobres. Seu crescimento no verão é abundante o que encarece significativamente sua manutenção.

Como normalmente é extraída de pastos, a grama batatais apresenta placas irregulares, tanto no seu comprimento quanto na largura e altura. Retiradas com enxada nos locais de produção, o que torna seu plantio mais demorado e menos uniforme, assim como seu fechamento. É muito utilizada em taludes, açudes, platôs devido a seu poder de contenção de erosão e seu baixo custo de implantação. A cada nova rodovia que surge no país, centenas de milhares de metros quadrados desta grama são plantados, sendo o governo assim, o maior consumidor da grama batatais. É muito utilizada também em construção civil, ao redor de empresas, açudes, áreas publicas e industriais.

O processo de colheita de grama batatais requer alguns cuidados especiais.

Por ser uma espécie nativa, a grama batatais necessita de técnicas de manejo sustentável. As colheitas precisam ser realizadas de forma seletiva, ou seja, não deve ser extraída em sua totalidade de uma só vez, e sim por partes. Os colhedores de grama chegam a retirar do pasto, placas de aproximadamente 40 x 40 cm e deixam algumas touceiras desta grama ao longo da área de extração. Para que as mesmas possam se restabelecer novamente para a próxima colheita no ano seguinte.

PRINCIPAIS INDICAÇÕES

  • Taludes
  • Açudes Platôs
  • Bordas de piscinas
  • Canteiro de empresas
  • Obras públicas
  • Rodovias
  • Construção civil
  • Pastos
  • Locais de movimentação de animais

VANTAGENS AO ADQUIRIR A GRAMA BATATAIS

  • Facilidade de adaptação a qualquer tipo de solo seja ele rico em nutrientes ou não.
  • Ótima resistência, a seca e principalmente a pisoteio.
  • Alto poder de contensão de erosão.
  • Baixo custo de implantação.

Cuidados especiais com a Grama Batatais

Utilize terra de boa qualidade, preferencialmente que não contenha ervas daninhas.

Instale pontos de água para fazer irrigação todos os dias.

A primavera é sem dúvida a melhor época pra se estabelecer um gramado. No entanto, a grama batatais pode criar raízes em qualquer época do ano e algumas pessoas escolhem plantá-las no outono. O solo precisar estar isento de umidade e bem arado. Havendo uma preparação inicial antes do plantio das sementes.

A grama batatais também pode ser gramada sobre um gramado pré-existente, pelo qual irá eventualmente se espalhar e assumir o controle sobre o primeiro gramado. Para aplicar isso, o gramado inferior deve ser aparado bem baixo e as aparas deverão ser removidas, deve se formar ranhuras no solo onde a grama batatais poderá germinar e criar raízes.

Espalhe as sementes manualmente ou utilizando um propagador de sementes. Não recomendamos utilizar sementes demais, isso fará com que as mudas fiquem aglomeradas e irá priva-las dos nutrientes do solo. Procure fazer uma distribuição moderada e uniforme das sementes e siga as instruções de plantio para este tipo de grama.

Conforme o outono se aproxima, procure parar de fazer a irrigação e fertilização da grama batatais, para que ela possa entrar em um período de dormência. Tal estado não poderá ser alcançado se a grama está ativamente recebendo e processando água e nutrientes. Esse estado de dormência dará uma chance à grama batatais de descansar e desenvolver um sistema de raízes mais fortes para sua próxima estação de crescimento.

Irrigação, Poda e Fertilização da Grama Batatais, como fazer?

Comece irrigando seu gramado conforme seja necessário para ajudar a grama batatais a germinar e desenvolver raízes mais profundas e saudáveis. As sementes de grama batatais levam um período de até 30 dias para germinar. Uma vez que a grama atinge uma altura superior a altura do seu corte padrão, comece sua rotina de manutenção e apare-as. Podas regulares irão auxiliar seu sistema de raízes a crescer mais forte e irá ajudar a grama batatais a competir e assumir o controle sobre as ervas daninhas, pois possui pouca resistência contra elas.
grama batatais gera profundas raízes, que servem de proteção contra os climas mais quentes e secos. Também gera caules mais espessos, conhecidos como estolões, que normalmente dificulta o trabalho da poda. Contudo, é fundamental aparar apenas as lâminas (folhas pontiagudas) da grama e não os caules que ficam em sua base. Pois aparar a grama muito baixa, resulta em crescimento e proliferação de ervas daninha.

Pela sua resistência, a grama batatais precisa de fertilização de duas a quatro vezes por ano. O ideal é que seja feita no inicio da primavera, na metade do verão e no outono, para obter uma grama com variação de verde mais escura. Deve-se utilizar um fertilizante composto por ferro. Pesquise com os produtores de fertilizantes qual o mais adequado para sua grama. Caso seja possível, ao decorrer dos períodos mais quentes e secos, sature sua grama batatais com água e permita-a absorver por alguns dias. Isso irá propiciar que as raízes se desenvolvam ainda mais profundas e se tornem ainda mais resistentes contra a aridez.

Na época de verão em que a grama batatais começa a produzir sementes, é recomendado efetuar sua poda regularmente para impedir a maturação das sementes. Isso fará que a grama batatais obtenha uma densidade moderada.

Passo a passo de como plantar Grama Batatais

Antes de se efetuar o plantio desse tipo de grama, alguns cuidados devem ser tomados. O local precisar ser aberto, ventilado e bem arejado, como por exemplo, sítios, fazendas, chácaras ou paisagens.

Não é recomendável ao descarrega-la do caminhão, joga-las diretamente sobre o chão, pois o impacto com o solo resulta em quebras, causando perda de metragem e prejuízo.

Não as descarregue em um ponto muito distante do local do plantio, pois isso faz com que o plantador tenha que pegar várias vezes no mesmo tapete de grama, aumentando assim, as chances de quebra.

Não as descarregue por completo em um só local, em razão de que isso fará com que a grama fique amontoada, tornando muito difícil a retirada dos tapetes.

O excessivo manuseio dos tapetes, também podem causar muitas quebras.

Antes desse procedimento, certifique-se de que a área esteja completamente limpa, retire todo tipo de entulho, incluindo pedras, galhos e matos existentes. Se o solo estiver muito compactado, promova a sua descompactação com o auxilio de alguma ferramenta manual ou máquina (nivelar, arar ou gradear).

Se o local contiver muito mato, aplique sobre o terreno algum tipo de produto especifico para matar as plantas daninhas existentes. Siga corretamente as instruções de uso do produto no que diz respeito à dosagem, carência e método de aplicação.

Faça uma fina cobertura sobre todo o terreno utilizando húmus de minhoca, terra vegetal peneirada ou algum condicionador de solo, se possível misturado com areia de granulometria média.

Nivele o Terreno, fazendo com que à parte superior fique uniforme e lisa para receber as sementes. Vale ressaltar que o solo esteja bem firme, caso contrário, será necessário um rolo compactador após nivelar o seu terreno para que ele não fique “fofo”, o que prejudica a germinação das sementes.

Irrigue a área nivelada e verifique se há formação de pontos de encharca mento; tal procedimento vem sendo adotado para prevenir futuros problemas com a drenagem do local. Geralmente se recomenda em lugares assim, que se execute a drenagem da área antes do plantio.

Promova uma adubação inicial com fertilizante de formulação 15-30-8 ou similar à base de 100 g/m2 aplique também calcário dolomítico a uma razão de 25 kg/100m2.

Semeie a área com um semeador ou manualmente, distribuindo de maneira uniforme a semente sobre o terreno. Coloque as sementes de acordo com a tabela de medidas recomendadas. Pra grama batatais a taxa de semeadura é de aproximadamente 15 gramas/m². Pois ela tem dormência, exigindo que o preparo do solo tenha sido bem feito, acelerando a germinação das sementes. O processo de germinação ocorre com 30 à 40 dias após o plantio.

Após a semeadura coloque sobre o terreno uma cobertura fina com os mesmos compostos usados na cobertura inicial, se precavendo para não soterrar as sementes. Observe se o terreno esta bem firme, a fim de assegurar sem dúvidas de que as sementes entrem em contato com o solo úmido.