• Itapetininga-SP
  • vendas@gramaspardim.com.br
  • (15)997598106 * (11)97528-7087
  • Respeito e cuidado

  • Melhor preço e Qualidade

Passo a passo de como plantar Grama Batatais
   Gramas Pardim    

Passo a passo de como plantar Grama Batatais

Antes de se efetuar o plantio desse tipo de grama, alguns cuidados devem ser tomados. O local precisar ser aberto, ventilado e bem arejado, como por exemplo, sítios, fazendas, chácaras ou paisagens.

Não é recomendável ao descarrega-la do caminhão, joga-las diretamente sobre o chão, pois o impacto com o solo resulta em quebras, causando perda de metragem e prejuízo.

Não as descarregue em um ponto muito distante do local do plantio, pois isso faz com que o plantador tenha que pegar várias vezes no mesmo tapete de grama, aumentando assim, as chances de quebra.

Não as descarregue por completo em um só local, em razão de que isso fará com que a grama fique amontoada, tornando muito difícil a retirada dos tapetes.

O excessivo manuseio dos tapetes, também podem causar muitas quebras.

Antes desse procedimento, certifique-se de que a área esteja completamente limpa, retire todo tipo de entulho, incluindo pedras, galhos e matos existentes. Se o solo estiver muito compactado, promova a sua descompactação com o auxilio de alguma ferramenta manual ou máquina (nivelar, arar ou gradear).

Se o local contiver muito mato, aplique sobre o terreno algum tipo de produto especifico para matar as plantas daninhas existentes. Siga corretamente as instruções de uso do produto no que diz respeito à dosagem, carência e método de aplicação.

Faça uma fina cobertura sobre todo o terreno utilizando húmus de minhoca, terra vegetal peneirada ou algum condicionador de solo, se possível misturado com areia de granulometria média.

Nivele o Terreno, fazendo com que à parte superior fique uniforme e lisa para receber as sementes. Vale ressaltar que o solo esteja bem firme, caso contrário, será necessário um rolo compactador após nivelar o seu terreno para que ele não fique “fofo”, o que prejudica a germinação das sementes.

Irrigue a área nivelada e verifique se há formação de pontos de encharca mento; tal procedimento vem sendo adotado para prevenir futuros problemas com a drenagem do local. Geralmente se recomenda em lugares assim, que se execute a drenagem da área antes do plantio.

Promova uma adubação inicial com fertilizante de formulação 15-30-8 ou similar à base de 100 g/m2 aplique também calcário dolomítico a uma razão de 25 kg/100m2.

Semeie a área com um semeador ou manualmente, distribuindo de maneira uniforme a semente sobre o terreno. Coloque as sementes de acordo com a tabela de medidas recomendadas. Pra grama batatais a taxa de semeadura é de aproximadamente 15 gramas/m². Pois ela tem dormência, exigindo que o preparo do solo tenha sido bem feito, acelerando a germinação das sementes. O processo de germinação ocorre com 30 à 40 dias após o plantio.

Após a semeadura coloque sobre o terreno uma cobertura fina com os mesmos compostos usados na cobertura inicial, se precavendo para não soterrar as sementes. Observe se o terreno esta bem firme, a fim de assegurar sem dúvidas de que as sementes entrem em contato com o solo úmido.