• Itapetininga-SP
  • vendas@gramaspardim.com.br
  • (15)997598106 * (11)97528-7087
  • Respeito e cuidado

  • Melhor preço e Qualidade

Conhecendo a Grama Bermudas
   Gramas Pardim    

Conhecendo a Grama Bermudas

Conhecendo a Grama Bermudas

Descrição Características
Nome Cientifico: Cynodondactylon
Nomes Populares: Grama Bermudas, Grama Celebration, Erva-gramilheira, Grama-seda.
País de origem: Ilhas Bermudas/Africa
Família de origem: Poaceae
Adaptação aos climas: Equatorial, Subtropical e Tropical
Altura máxima das folhas: de 30 à 40 cm
Luminosidade: Sol Pleno
Cor da Folhagem: Verde vivo
Tipo: Ornamental
Ciclo de vida: Perene (longo)

A grama bermudas se desenvolve melhor em climas quentes, no inverno em épocas de geada ela pode se tornar dormente, mas quando as temperaturas aumentam sua recuperação é rápida.

Em tempos de crise hídrica um ponto bastante interessante da grama bermudas é que ela é bem adaptada a fontes de reuso, tolerante a qualidade da água. Dependendo da qualidade do solo ela sobrevive a períodos prolongados de estiagem.

Quando bem cuidada ela compete eficientemente com o surgimento de pragas, além de tolerar bem a aplicação de herbicidas. Seu estabelecimento e propagação se dão melhor quando implantadas por tapetes ou mudas.

As variedades de Grama Bermudas mais comuns de encontrarmos são a celebration e tifway 419.

As características da grama bermudas são: um gramado denso e macio de coloração verde escuro com folhas estreitas que se regeneram facilmente quando submetidas a desgastes intensos. Outra qualidade importante da variedade é que ela se mostra muito resistente as variações climáticas e responde melhor a substâncias químicas e ou orgânicas adicionadas a ela.

Devido a sua alta capacidade de restabelecimento e seu belo aspecto visual a grama bermudas é a mais indicada e utilizada em campos de futebol, golf, pólo, beisebol enfim todo tipo de gramado esportivo.

Recomenda-se que a poda seja realizada sempre que o gramado atingir mais de 2 centímetros de altura. Por motivos evidentes sua adaptação se dá melhor em solos férteis enriquecidos com matéria orgânica, por isso é tão importante preparar e nutrir o solo antes de aplicar a grama seja a variedade bermudas ou qualquer outra.

Vários estádios de futebol do Brasil utilizam a grama bermudas, por exemplo, o Independência em Minas Gerais e o Engenhão no Rio de Janeiro já contam com a grama bermudas como palco de suas partidas, ela vem correspondendo positivamente à finalidade para qual foi adquirida se tornando a melhor opção para a atividade tanto em preço quanto em desempenho.