• Itapetininga-SP
  • vendas@gramaspardim.com.br
  • (15)997598106 * (11)97528-7087
  • Respeito e cuidado

  • Melhor preço e Qualidade

Conhecendo a Grama São Carlos
   Gramas Pardim    

Conhecendo a Grama São Carlos

Descrição Características
Nome Cientifico: Axonopus Compressus Sp
Nomes Populares: Grama São Carlos, Grama Curitibana, Grama Raspim e Grama São Carlos plus.
País de origem: Brasil
Família de origem: Poaceae
Adaptação aos climas: Temperado, Subtropical e Tropical
Altura máxima das folhas: 20 cm
Luminosidade: Sombra e meia-sombra
Cor da Folhagem: Verde Escuro
Tipo: Ornamental
Ciclo de vida: Perene (longo)

 

Grama São Carlos (Axonopuscompressus sp) é uma grama tropical de origem brasileira. Caracteriza-se pelas suas folhagens finas, lisas e sem pelagem, bem resistentes, estolonífera, tendo como principal vantagem, a excelente adaptação em locais sombreados e meia-sombra, suportando climas frios e geadas. Seu crescimento ascendente é pouco intenso.

Em regiões com alta umidade relativa do ar (sol pleno), esta grama também tolera. Possui uma considerável resistência ao pisoteio e rápida capacidade de regeneração, não resiste à seca e climas áridos. A sua sucessão a pragas e ervas daninha depende muito da região e do cultivo, mas em geral resiste bem. Considerada uma grama rasteira, sua pigmentação é verde escuro, formando um gramado bonito, denso e esverdeado o ano todo. Fica visualmente muito bonito, quando bem cuidado.

 

grama São Carlos é muito utilizada em gramados residenciais, casas de campo, resorts, industriais, áreas litorâneas, serranas, locais semi-sombreados e regiões onde o clima é temperado. É muito tolerante ao frio e a umidade, podendo também se adaptar a áreas ensolaradas. É estolonífera, ou seja, seu caule se encontra na parte superior e suas raízes na parte inferior, suas folhas ficam acima do caule. Uma curiosidade desta grama é que pode ter variação na sua cor, quando cultivada a sol pleno adquiri um tom verde vibrante e se cultivada à sombra pode ficar bem mais escura. Geralmente é comercializada na forma de placas e mudas com tapetes medindo 40 x 125cm. Essas dimensões facilitam o plantio e sua formação. Seu custo para a aquisição é maior comparada a Grama Esmeralda e a Grama Batatais.

Outro ponto que vale ressaltar, é que o solo onde irá ser feito o plantio, deve ser fértil, ela não se desenvolve muito bem em solos pobres, suas irrigações tem que ser frequentes principalmente na época de estiagem, por ter dificuldade em sobreviver na seca. Tendo em vista, que apesar de ser indicada para locais sombreados, essa grama assim como todas as outras não consegue sobreviver na sombra total.