• icone telefone

    Telefone

    15 3373 - 3131

  • icone celular

    Celular

    11 97528-7087
    15 99701-6734

  • icone nextel

    Skype

  • icone email

    E-mail

    vendas@gramaspardim.com.br

fale conosco

Grama Bermudas

Fotos da Grama Bermudas (nome científico: Cynodondactylon)

grama bermudas grama bermudas grama bermudas grama bermudas grama bermudas
DescriçãoCaracterísticas
Nome Cientifico:Cynodondactylon
Nomes Populares:Grama Bermudas, Grama Celebration, Erva-gramilheira, Grama-seda.
País de origem:Ilhas Bermudas/Africa
Família de origem:Poaceae
Adaptação aos climas:Equatorial, Subtropical e Tropical
Altura máxima das folhas:de 30 à 40 cm
Luminosidade:Sol Pleno
Cor da Folhagem:Verde vivo
Tipo:Ornamental
Ciclo de vida:Perene (longo)

Conhecendo a Grama Bermudas

A grama bermudas se desenvolve melhor em climas quentes, no inverno em épocas de geada ela pode se tornar dormente, mas quando as temperaturas aumentam sua recuperação é rápida.

Em tempos de crise hídrica um ponto bastante interessante da grama bermudas é que ela é bem adaptada a fontes de reuso, tolerante a qualidade da água. Dependendo da qualidade do solo ela sobrevive a períodos prolongados de estiagem.

Quando bem cuidada ela compete eficientemente com o surgimento de pragas, além de tolerar bem a aplicação de herbicidas. Seu estabelecimento e propagação se dão melhor quando implantadas por tapetes ou mudas.

As variedades de Grama Bermudas mais comuns de encontrarmos são a celebration e tifway 419.

As características da grama bermudas são: um gramado denso e macio de coloração verde escuro com folhas estreitas que se regeneram facilmente quando submetidas a desgastes intensos. Outra qualidade importante da variedade é que ela se mostra muito resistente as variações climáticas e responde melhor a substâncias químicas e ou orgânicas adicionadas a ela.

Devido a sua alta capacidade de restabelecimento e seu belo aspecto visual a grama bermudas é a mais indicada e utilizada em campos de futebol, golf, pólo, beisebol enfim todo tipo de gramado esportivo.

Recomenda-se que a poda seja realizada sempre que o gramado atingir mais de 2 centímetros de altura. Por motivos evidentes sua adaptação se dá melhor em solos férteis enriquecidos com matéria orgânica, por isso é tão importante preparar e nutrir o solo antes de aplicar a grama seja a variedade bermudas ou qualquer outra.

Vários estádios de futebol do Brasil utilizam a grama bermudas, por exemplo, o Independência em Minas Gerais e o Engenhão no Rio de Janeiro já contam com a grama bermudas como palco de suas partidas, ela vem correspondendo positivamente à finalidade para qual foi adquirida se tornando a melhor opção para a atividade tanto em preço quanto em desempenho.

O preço da grama bermudas e mais elevado se comparado com sua concorrente direta a grama esmeralda, porem quando aplicada em gramados esportivos os resultados são mais satisfatórios com a aplicação da grama bermudas.

Levar em consideração somente o preço da grama não é um caminho seguro, já que após o plantio se o gramado não resistir aos danos o serviço terá que ser refeito, gerando descontentamento e mais custos ao consumidor.

Nós a comercializamos em tapetes de 1,25 x 0,40 cm. Antes de comprar grama bermudas avalie os tópicos a seguir:

Principais Indicações

  • Campos de Futebol.
  • Campos de Golf.
  • Campos Olímpicos.
  • Campos que realizam apresentações turísticas ou recebem público para shows.
  • Utilização em gramados esportivos no geral.

Vantagens ao adquirir a Grama Bermudas

  • Muito resistente ao pisoteio e ao desgaste demasiado.
  • Rápido poder de regeneração se comparada às outras variedades.
  • Suporta elevadas variações climáticas.
  • Resiste à falta de irrigação por mais tempo.
  • Quando bem cuidado seu gramado conquista um visual imbatível.
  • Preço da Grama relativamente baixo se comparado com valor que ela agrega á propriedade.

Desvantagens ao adquirir a Grama Bermudas

  • Por crescer muito rápido necessita de poda frequentemente, o que acaba encarecendo sua manutenção.
  • Com a falta de manutenção, as folhas crescem e se desenvolvem sobre as mais novas gerando sombra, que acabam secando, prejudicando a grama tanto em relação à aparência quanto à resistência ao pisoteio.

Manutenção da Grama Bermudas

Os ciclos de corte da grama bermudas variam quando as folhas atingem entre 2 a 4 cm. A poda deve ser realizada para manter seu gramado com visual atraente e acolhedor, é importante reconhecer que a grama é o revestimento mais nobre que o solo pode receber então conservá-la em perfeitas condições é fundamental.

Controle de pragas: Recomendamos consultar um Engenheiro Agrônomo para que ele indique qual pesticida deve ser aplicado se ocorrer de seu gramado for atacado por pragas. É importante que esta tarefa seja realizada com acompanhamento de um profissional para que não mate a grama neste procedimento.

Passo a passo de como plantar Grama Bermudas

  • A primeira tarefa é planear a área, eliminando quaisquer deformidades (morros ou buracos) e certificar-se que o terreno está limpo de objetos e pragas. Não pode existir atrito (contato) entre os tapetes de grama e possíveis resíduos (sujeiras, galhos, pedras, entulhos, etc) deixados na obra.
  • É importante conhecer seu solo, se possível realizar uma analise em laboratório para saber as carências de adubação que podem existir no local.
  • Com o terreno limpo e devidamente nutrido inicie a execução do plantio de grama bermudas. Encaixe os tapetes uniformemente lado a lado, em casos de grandes áreas (Ex: Clube de Campo) utilize uma ferramenta métrica ou algo similar para auxiliá-lo na marcação.
  • É válido reforçar que se deve ter cuidado com o manuseio dos tapetes, em virtude do deslocamento e o procedimento de descarga do produto alguns tapetes se quebram, e esses pedaços serão utilizados para o acabamento e preenchimento de rebarbas no local.
  • Faça o acabamento com as tiras, pegue os retalhos e preencha as possíveis falhas que ficaram no gramado, feito isso de inicio a cobertura com terra e lembre-se de realizar irrigações generosas nos primeiros dias de plantio.
  • Plantio a partir de sementes ou a partir de mudas, qual é mais vantajoso ?

    Não recomendamos o plantio com sementes de gramas bermudas ou qualquer outra devido ao número reduzido que vingam. Este plantio exige técnica especializada na formação do gramado, e disposição de máquinas para executá-lo.

    Sem grandes questionamentos as pessoas comparam o baixo valor da semente e o preço da grama e deduzem que este é o plantio mais barato de se implantar, esquecem-se de analisar que terão que arcar com custos que os produtores têm ao formar um grameiro; preparação do solo; adubação; aplicação de defensivos; irrigação e custos com mão de obra, isto tudo pode passar de anos até que o gramado seja introduzido e atinja a perfeição.

    Ressaltando que se tratando de sementes qualquer erro no processo de formação pode ser fatal, perdendo dinheiro investido e tempo de trabalho em vão.

    Já o plantio com tapetes é instantâneo, o gramado vem pronto basta instalá-lo e realizar a manutenção do mesmo para que ele fique saudável. O custo/benefício deste plantio é mais compensatório.

    como plantar grama bermudas

Gostou desse artigo? Curta e compartilhe no seu Facebook

Conheça outros tipos de Gramas

  • gramas pardim - Escritório
  • KM 177, Raposo Tavares - Bairro do Pinhal
  • itapetininga / são paulo
  • vendas@gramaspardim.com.br
Logo Gramas Pardim

A Gramas Pardim atende em diversos estados do Brasil, principalmente nestas cidades e regiões de São Paulo.

Itapetininga - Campinas - Ribeirão Preto - Avaré - São Paulo - Sorocaba - Bragança Paulista - Pindamonhangaba - Itapecerica da Serra - Cotia - Idaiatuba - Araçatuba - Sarapuí - Tatuí - São Miguel Arcanjo - Rio Claro - Atibaia - Araraquara - Hortolândia - Itapevi - Americana - Presidente Prudente - Sumaré - Santos - Barueri - Limeira - Franca - Jundiaí - Bauru - Itaquaquecetuba - Piracicaba - São José do Rio Preto - São José dos Campos - Osasco - Santo André - Guarulhos - Itaquera - Diadema - Mauá - Carapicuíba - Mogi das Cruzes - São Vicente - Suzano - Guarujá