• icone telefone

    Telefone

    15 3373 - 3131

  • icone celular

    Celular

    11 97528-7087
    15 99701-6734

  • icone nextel

    Skype

  • icone email

    E-mail

    vendas@gramaspardim.com.br

fale conosco

Grama Esmeralda

Fotos da Grama Esmeralda (nome científico: Zoysia Japonica)

grama esmeralda grama esmeralda grama esmeralda grama esmeralda grama esmeralda
DescriçãoCaracterísticas
Nome Cientifico:Zoysia Japonica Steud
Nomes Populares:Grama Esmeralda, Wild Zoysa, Grama-zóisia, Grama-zóisia-silvestre ou Zóisia.
País de origem:Japão
Família de origem:Poaceae
Adaptação aos climas:Tropicais, Sub-tropicais, Temperados, Mediterrâneos e Equatoriais
Altura máxima das folhas:15 cm
Luminosidade:Sol Pleno
Cor da Folhagem:Verde Esmeralda
Tipo:Ornamental
Ciclo de vida:Perene (longo)

Conhecendo a Grama Esmeralda

De origem japonesa e melhorada geneticamente nos Estados Unidos a grama esmeralda Possui folhas médias e estreitas que enraízam com facilidade. Seu nome deriva de sua cor verde esmeralda, geradora de fortes estolões e considerável resistência às bruscas alterações climáticas ela se adaptou bem a várias regiões do país e hoje é a variedade de grama mais produzida no Brasil.

A mais produzida porque é a qualidade de grama mais vendida, o preço da grama esmeralda é calculado por metro quadrado m² e é relativamente baixo se considerarmos seus benefícios como: baixo custo de manutenção; adaptação em diversos tipos de solos e climas; resistente ao pisoteio; facilidade de plantio, ou seja, produto bom e barato, com características tão atrativas a consagram como sendo a preferida do mercado.

A reprodução da grama esmeralda se dá por conta da divisão de rizomas enraizados. Com o aspecto rustico ela tem grande participação em paisagens ornamentais, apesar de tolerar bem o frio a grama esmeralda deve ser aplicada preferencialmente em regiões ensolaradas.

A grama esmeralda é resistente ao pisoteio, e não necessita de podas tão frequentes porque tem um crescimento lento. Entretanto não se deve abandona-la é preciso realizar limpezas em sua superfície removendo camadas de folhas antigas para que não atrapalhe a brota de novas folhas. Outra atrativa característica da grama esmeralda é o preço, seu custo/beneficio é excelente, resistente e adaptável aos mais diversos solos a consagram como preferida do mercado.

Principais Indicações

  • Canteiros
  • Parques
  • Projetos Paisagísticos
  • Playgrounds
  • Gramados Esportivos
  • Jardins
  • Condomínios

Vantagens ao adquirir a Grama Esmeralda

  • Intervalo de podas mais longo, pelo fato de crescer lentamente.
  • Fácil aplicação e resistente ao pisoteio.
  • Baixo índice de quebras, visualmente bonita e textura agradável.
  • A grama esmeralda sufoca ervas daninhas, impedindo que as mesmas se proliferem no gramado.
  • A grama esmeralda se adapta bem a quase todos os ambientes e variações climáticas.
  • Contem erosão.
  • Ótimo preço para aquisição sendo a grama mais vendida.

Desvantagens ao adquirir a Grama Esmeralda

  • Em locais muito sombreados, a vegetação fica rala e desuniforme.
  • Gera grandes quantidades de compostos orgânicos (folhas secas e mortas, por exemplo).

Como ter um Gramado de Grama Esmeralda?

O método mais fácil e rápido é por transplante, que é a aquisição de tapetes de grama esmeralda. Um gramado recém plantado deve ser irrigado generosamente nos primeiros 30 dias. A vantagem do plantio de grama por tapetes é que pode ser realizado em qualquer época do ano, inclusive quando a grama estiver dormente no inverno.

Fertilização, Cuidados com a grama esmeralda:

Se tratando de fertilização a grama esmeralda necessita de menos comparando com outras espécies, no entanto há variações dependendo do local onde será plantada.

Altas concentrações de fertilizantes podem acarretar doenças para o gramado, por isso é sempre válido fazer um teste no solo antes de fertilizar para não exagerar na dose. O uso indiscriminado de fertilizantes deixa as camadas mais espessas de compostos orgânicos, diminui as raízes entre outros problemas que ficam predispostos a surgir.

Irrigação

A grama esmerada tolera bem a falta d'água, porem para que ela fique saudável, passado os primeiros 30 dias de irrigações fartas e com o gramado já estabelecido, se possível recomendamos o uso de sistemas de irrigação automático para o uso eficiente da água, com a utilização homogenia para cada metro quadrado m² de grama esmeralda.

Como fazer a poda da Grama Esmeralda?

A dica é ajustar a altura do seu aparador para que fique entre 2,5 cm e 5 cm não reduzir mais do que 1/3 da altura da grama de uma só vez. Aparar seu gramado com esse mínimo ajuste na primavera irá permitir remover as folhas mortas e ainda ajudará a grama ficar mais verde rapidamente.

Manutenção da grama Esmeralda

A poda deve ser realizada sempre que as folhas ultrapassarem três centímetros. O aparador deve estar ajustado entre 2,5 cm e 5 cm. No período de outono/inverno a grama estará dormente e é aconselhável não adubar o gramado, pois será em vão.

Comparação e diferenças entre a Grama Esmeralda e a Grama Bermudas

A grama esmeralda é resistente, porem quando submetida ao pisoteio intenso leva mais tempo que a grama bermudas para se regenerar. Fator importante que faz a grama bermudas levar vantagem já que a variedade bermudas se recupera rapidamente. O que para um campo de futebol em plena atividade é um quesito fundamental para não comprometer sua qualidade.

Essa é a principal diferença para quem pretende gramar um campo de futebol e está indeciso entre a grama esmeralda e a grama bermudas.

Passo a Passo de como plantar a Grama Esmeralda

Para a execução de plantio da grama esmeralda, precisamos nos certificar de alguns fatores simples que irão favorecer e determinar o sucesso do mesmo, quando colocadas em prática.

O comércio da grama esmeralda é feito nos seguintes formatos: em forma de placas, páletes ou em rolos. O tamanho muda de acordo com o formato. No entanto, essas dicas funcionaram para todos os formatos. Logo abaixo, mostraremos na ilustração um rolinho que mede 40 cm de largura por 125 cm de comprimento. Com esse formato que é o mais comum, possibilita maior resistência aos tapetes ao serem transportados no caminhão e facilita muito o manuseio na hora da entrega e até mesmo no plantio.

  • Preparação: Certifique-se que o terreno esta livre de qualquer obstáculo que possa vir a atrapalhar a execução do plantio, como; entulhos, ervas daninhas, morros, enfim tudo que cause desnível e prejudique o contato da grama com o solo.
  • Adubação: É possível fazer sem acompanhamento porem não é o ideal e evita problemas se for realizada com as instruções de um agrônomo, que possui conhecimentos técnicos de adubação, analise do solo, etc...
  • Execução: Com a área limpa e adubada de inicio ao plantio de grama. Plante os tapetes de grama encaixando-os lado a lado.
  • Cuidados: Mesmo sabendo que os tapetes de grama esmeralda são bem resistentes, pode ocorrer de alguns destes se quebrarem durante o manuseio e ao descarrega-las do caminhão para serem levadas até a área de plantio. Entretanto se isso ocorrer, não há motivos para se preocupar, os tapetes quebrados irão ser uteis para o preenchimento das frestas entre os tapetes de gramas na etapa do acabamento.
  • Acabamento: Com a grama já plantada e feita seus recortes; chegou a hora do acabamento; preencha as lacunas com os retalhos (pedaços) e faça a cobertura com terra em toda a superfície do gramado; feito isto basta realizar irrigações generosas nos primeiros 30 dias e aguardar sua adaptação ao novo solo.
  • como plantar grama esmeralda

Gostou desse artigo? Curta e compartilhe no seu Facebook

Conheça outros tipos de Gramas

  • gramas pardim - Escritório
  • KM 177, Raposo Tavares - Bairro do Pinhal
  • itapetininga / são paulo
  • vendas@gramaspardim.com.br
Logo Gramas Pardim

A Gramas Pardim atende em diversos estados do Brasil, principalmente nestas cidades e regiões de São Paulo.

Itapetininga - Campinas - Ribeirão Preto - Avaré - São Paulo - Sorocaba - Bragança Paulista - Pindamonhangaba - Itapecerica da Serra - Cotia - Idaiatuba - Araçatuba - Sarapuí - Tatuí - São Miguel Arcanjo - Rio Claro - Atibaia - Araraquara - Hortolândia - Itapevi - Americana - Presidente Prudente - Sumaré - Santos - Barueri - Limeira - Franca - Jundiaí - Bauru - Itaquaquecetuba - Piracicaba - São José do Rio Preto - São José dos Campos - Osasco - Santo André - Guarulhos - Itaquera - Diadema - Mauá - Carapicuíba - Mogi das Cruzes - São Vicente - Suzano - Guarujá