• icone telefone

    Telefone

    15 3373 - 3131

  • icone celular

    Celular

    11 97528-7087
    15 99701-6734

  • icone nextel

    Skype

  • icone email

    E-mail

    vendas@gramaspardim.com.br

fale conosco

Grama São Carlos

Fotos da Grama São Carlos (nome científico: Axonopus Compressus Sp)

grama são carlos grama são carlos grama são carlos grama são carlos grama são carlos
DescriçãoCaracterísticas
Nome Cientifico:Axonopus Compressus Sp
Nomes Populares:Grama São Carlos, Grama Curitibana, Grama Raspim e Grama São Carlos plus.
País de origem:Brasil
Família de origem:Poaceae
Adaptação aos climas:Temperado, Subtropical e Tropical
Altura máxima das folhas:20 cm
Luminosidade:Sombra e meia-sombra
Cor da Folhagem:Verde Escuro
Tipo:Ornamental
Ciclo de vida:Perene (longo)

Conhecendo a Grama São Carlos

A Grama São Carlos (Axonopuscompressus sp) é uma grama tropical de origem brasileira. Caracteriza-se pelas suas folhagens finas, lisas e sem pelagem, bem resistentes, estolonífera, tendo como principal vantagem, a excelente adaptação em locais sombreados e meia-sombra, suportando climas frios e geadas. Seu crescimento ascendente é pouco intenso.

Em regiões com alta umidade relativa do ar (sol pleno), esta grama também tolera. Possui uma considerável resistência ao pisoteio e rápida capacidade de regeneração, não resiste à seca e climas áridos. A sua sucessão a pragas e ervas daninha depende muito da região e do cultivo, mas em geral resiste bem. Considerada uma grama rasteira, sua pigmentação é verde escuro, formando um gramado bonito, denso e esverdeado o ano todo. Fica visualmente muito bonito, quando bem cuidado.

A grama São Carlos é muito utilizada em gramados residenciais, casas de campo, resorts, industriais, áreas litorâneas, serranas, locais semi-sombreados e regiões onde o clima é temperado. É muito tolerante ao frio e a umidade, podendo também se adaptar a áreas ensolaradas. É estolonífera, ou seja, seu caule se encontra na parte superior e suas raízes na parte inferior, suas folhas ficam acima do caule. Uma curiosidade desta grama é que pode ter variação na sua cor, quando cultivada a sol pleno adquiri um tom verde vibrante e se cultivada à sombra pode ficar bem mais escura. Geralmente é comercializada na forma de placas e mudas com tapetes medindo 40 x 125cm. Essas dimensões facilitam o plantio e sua formação. Seu custo para a aquisição é maior comparada a Grama Esmeralda e a Grama Batatais.

Outro ponto que vale ressaltar, é que o solo onde irá ser feito o plantio, deve ser fértil, ela não se desenvolve muito bem em solos pobres, suas irrigações tem que ser frequentes principalmente na época de estiagem, por ter dificuldade em sobreviver na seca. Tendo em vista, que apesar de ser indicada para locais sombreados, essa grama assim como todas as outras não consegue sobreviver na sombra total.

Sua poda também precisa estar em dia, devendo ser podada no máximo a cada 10 dias para que não forme muito volume nas folhas. É recomendável cortar sempre que estiver próxima a 3 cm. Para fazer a reprodução dessa grama, você terá que usar uma divisão dos estolões enraizados. Em algumas regiões tem se notado alguns problemas de caráter fitossanitário, que acaba tornando o plantio muito arriscado e a grama poderá não sobreviver saudavelmente.

Outra característica inclusa é a sua grande capacidade de conter o encharcamento, tendo bom desenvolvimento em locais onde não há uma boa drenagem de água no solo, condições em que outros tipos de grama não se desenvolveriam. É uma espécie de grama invasiva, pois se espalha rapidamente e pode ser plantada sobre tapetes já pré-estabelecidos. Entre suas sinonímias botânicas, se encontram a Milium compressum, Paspalum compressum, Paspalum platycaulon, Paspalum tristachyon, Paspalum laticulmun e Paspalum platycaule.

Principais Indicações

  • Muito indicada para sombra e meia sombra, suportando climas frios e úmidos.
  • Gramados residenciais, casas de campos, pomares, resorts, jardins públicos.
  • Áreas litorâneas, serranas e locais com clima temperado.
  • Apesar de não resistir à estiagem, suporta climas mais amenos (sol pleno).

Vantagens ao adquirir a Grama São Carlos

  • A principal vantagem é conseguir se adaptar bem em ambientes com pouca luz solar.
  • Desenvolve-se bem, até mesmo onde o solo não possui drenagem.
  • Menor custo de manutenção, que exigirá apenas mais o trabalho de irrigação e poda esporádicas.
  • Consegue ter boa imunidade quando exposta a pragas e ervas daninha.
  • Resistência a climas frios, geadas e também em contra partida, úmidos e quentes.
  • Baixa necessidade de fertilização, quase dispensável.

Desvantagens ao adquirir a Grama São Carlos

  • Infelizmente não resiste a seca e a locais onde não há incidência de luz solar, como na sombra total.
  • Não se desenvolve bem em solos pobres, necessitando que o solo seja fértil.
  • É suscetível a insetos, nematoide e outra doenças.

Cuidados especiais com a Grama São Carlos

A Grama São Carlos, assim como todos os outros tipos de gramas, está suscetível a vários fatores que poderão prejudicar seu desenvolvimento, sua aparência e sua vida, mesmo após ter sido estabelecida.

Diversos tipos de pragas, como insetos, ervas daninha, fungos, nematoides ou similares podem deixar a grama adoecida. É imprescindível o trabalho de prevenção, impedindo que estes males possam afetar seu gramado. Embora que esse tipo de grama tenha resistência, os principais cuidados que você terá que ter será manter a rotina de manutenção básica, se possível todos os dias, além de regas frequentes para que o gramado não sofra com a estiagem. Fazendo isso, as chances dos tapetes permanecerem saudáveis e bem bonitos por muito tempo serão bem maiores.

Como cultivar a Grama São Carlos

Por ser estolonífera, ou seja, por não produzir muitas sementes, a grama são carlos se multiplica através da distribuição dos estolões e mudas. Esses estolões são pequenos caules que ficam acima do solo que fazem com que sua folhagem se desenvolva para cima e suas raízes para baixo.

Este pequeno caule poderá ser retirado de qualquer gramado já estabelecido juntamente com suas raízes e reutilizado para a reprodução da grama em um novo local. A grama são carlos pra se desenvolver bem exige também que o solo esteja fértil, rico em nutrientes, fator que faz com que a fertilização na grama seja pouco necessário, quase dispensável.

Adubação da Grama São Carlos

    Caso seu solo seja infértil e não contenha nutrientes. Aqui vão algumas dicas de como proceder:

  • Primeiramente precisamos fazer uma análise no solo. Aplicar os nutrientes corretos fará toda a diferença.
  • Enriqueça-o abundantemente de maneira uniforme. Com os principais nutrientes, fósforo, potássio e o nitrogênio respectivamente.
  • Recomendamos adicionar matéria orgânica para melhoramento da textura do solo e proporcionar longevidade e uma boa aparência ao gramado.
  • Opte sempre por adubos que garantam a sua pureza. Evite economizar nesta etapa.
  • Se mesmo após estes procedimentos, seu gramado não apresentar resultados positivos... Será necessário procurar um especialista, antes de tentar executar o plantio.

Irrigação da Grama São Carlos

  • Para irrigação, são necessários 10L/m² no mínimo por dia, para ter segurança na instalação.
  • Após 10 dias que o gramado foi instalado, mantenha a mesma quantidade de água, só que dessa vez com intervalos de 1 a 2 dias.
  • Lembrando que o prejuízo para se plantar qualquer tipo de grama sem a água, é maior do que seu investimento com irrigação.
  • Jamais plante sua grama sem um sistema de irrigação, faça um projeto, elabore pesquisas, utilize pequenos tanques, aspersores ou mangueiras de micro aspersão.

Manuntenção da Grama São Carlos

  • A poda é um dos principais fatores para manter seu gramado vivo, a poda incorreta prejudica o gramado... Portanto verifique o manual de instruções de sua cortadeira pra deixar a altura em 3cm.
  • Se seu solo for infértil no primeiro ano, será necessário aplicar fertilizante N.P.K 20.05.20 sempre em pequenas quantidades.
  • Observe e fique atento a proliferação de pragas, mantenho-as sobre controle.
  • Caso necessário, consulte um agrônomo para uma vistoria.
  • Sua cobertura é mais indicada no outono, e em caso de revitalização, utilize um material especialmente indicado para espessuras de 1 a 3 cm no máximo.

Passo a passo de como plantar Grama São Carlos

  • Primeiro de tudo, você precisa preparar a área, retirar todo o lixo, sujeira, entulhos, pedras, galhos, todo tipo de objeto presente no solo, não podendo haver contato com os tapetes.
  • O próximo passo é iniciar a adubação, que é um procedimento simples quando sabendo ser feito. Caso isso seja um empecilho pra você, peça informação a um profissional.
  • Com o solo bem preparado e já adubado, chegou a hora da execução: Apanhe os tapetes de grama são carlos uniformemente lado a lado. Se a área for muito extensa, como um clube esportivo, por exemplo, utilize uma linha métrica, ou algo do gênero e trace uma reta entre as suas extremidades. Com isso você consegue ter uma referência, para ir posicionando corretamente sem mudar de direção.
  • Tenha cuidado ao manusear, mesmo sabendo que os tapetes de Grama São Carlos são bem resistentes e consistentes. Caso ocorra de um tapete ou outro quebrar durante o trajeto do caminhão a área de plantio, não se preocupe, os tapetes quebrados serão necessários para o acabamento e preenchimento dos espaços vazios entre uma placa e outra.
  • E por fim, o último passo será o acabamento. Preencha todas as lacunas e espaços vazios com terra de qualidade, isenta de erva daninhas e pragas. A cobertura é fundamental para adquirir raízes e brotação mais rapidamente, feito isso seu gramado estará pronto. Irrigue-o diariamente por aproximadamente um mês. como plantar grama são carlos

Gostou desse artigo? Curta e compartilhe no seu Facebook

Conheça outros tipos de Gramas

  • gramas pardim - Escritório
  • KM 177, Raposo Tavares - Bairro do Pinhal
  • itapetininga / são paulo
  • vendas@gramaspardim.com.br
Logo Gramas Pardim

A Gramas Pardim atende em diversos estados do Brasil, principalmente nestas cidades e regiões de São Paulo.

Itapetininga - Campinas - Ribeirão Preto - Avaré - São Paulo - Sorocaba - Bragança Paulista - Pindamonhangaba - Itapecerica da Serra - Cotia - Idaiatuba - Araçatuba - Sarapuí - Tatuí - São Miguel Arcanjo - Rio Claro - Atibaia - Araraquara - Hortolândia - Itapevi - Americana - Presidente Prudente - Sumaré - Santos - Barueri - Limeira - Franca - Jundiaí - Bauru - Itaquaquecetuba - Piracicaba - São José do Rio Preto - São José dos Campos - Osasco - Santo André - Guarulhos - Itaquera - Diadema - Mauá - Carapicuíba - Mogi das Cruzes - São Vicente - Suzano - Guarujá