• Itapetininga-SP
  • vendas@gramaspardim.com.br
  • (15)997598106 * (11)97528-7087
  • Respeito e cuidado

  • Melhor preço e Qualidade

Conhecendo a Grama Batatais
   Gramas Pardim    

Conhecendo a Grama Batatais

Descrição Características
Nome Cientifico: Paspalumnottatum
Nomes Populares: Grama Batatais, Grama Matogrosso, Grama de pasto e Grama Forquilha
País de origem: Brasil
Família de origem: Poaceae
Adaptação aos climas: Tropical, Sub-tropical, Tropical de altitude, Tropical úmido
Altura máxima das folhas: 30 cm
Luminosidade: Sol Pleno
Cor da Folhagem: Verde claro
Tipo: Ornamental
Ciclo de vida: Perene (longo)

 

Grama Batatais (Paspalumnottatum) é uma planta herbácea, que se caracteriza por folhas longas, pilosas, que variam de 15 a 30 cm. Possui pigmentação verde clara, é rizomatosa, ou seja, emite raízes para o solo. Planta rústica, sua espessura é mais grossa, tem resistência natural a solos secos e inférteis, apresenta maior vulnerabilidade a pragas e ervas daninha principalmente no período de adaptação do solo, cresce muito no verão, é muito cultivada em pastos por ser bem resistente ao pisoteio de animais.

Necessita-se de podas frequentes e sol pleno para ter melhor desenvolvimento, o cultivo acaba sendo mais trabalhoso, porém o resultado visual acaba sendo compensador. A grama batatais permite ser cultivada em lugares onde o solo são mais pobres, com adubações semestrais e regas regulares, embora tenha certa resistência à estiagem. Não é indicada em situações que há sombra ou meia-sombra, devendo se manter a pleno sol.

Quando submetida a locais sombreados, começa a perder as folhas, começa a deixar o solo descoberto até que a grama desapareça totalmente. Essa grama também produz grande quantidade de massa verde, principal fator contribuinte para o desenvolvimento em solos pobres. Seu crescimento no verão é abundante o que encarece significativamente sua manutenção.

Como normalmente é extraída de pastos, a grama batatais apresenta placas irregulares, tanto no seu comprimento quanto na largura e altura. Retiradas com enxada nos locais de produção, o que torna seu plantio mais demorado e menos uniforme, assim como seu fechamento. É muito utilizada em taludes, açudes, platôs devido a seu poder de contenção de erosão e seu baixo custo de implantação. A cada nova rodovia que surge no país, centenas de milhares de metros quadrados desta grama são plantados, sendo o governo assim, o maior consumidor da grama batatais. É muito utilizada também em construção civil, ao redor de empresas, açudes, áreas publicas e industriais.

O processo de colheita de grama batatais requer alguns cuidados especiais.

Por ser uma espécie nativa, a grama batatais necessita de técnicas de manejo sustentável. As colheitas precisam ser realizadas de forma seletiva, ou seja, não deve ser extraída em sua totalidade de uma só vez, e sim por partes. Os colhedores de grama chegam a retirar do pasto, placas de aproximadamente 40 x 40 cm e deixam algumas touceiras desta grama ao longo da área de extração. Para que as mesmas possam se restabelecer novamente para a próxima colheita no ano seguinte.